O mercado de low-code em 2021

O mercado de low-code, com base em dados recentes, deve atingir o valor de 187 bilhões de dólares até 2030 (contra 10,3 bilhões de dólares em 2019).

A razão para este crescimento reside na crescente pressão sobre a TI para agregar valor aos negócios – acelerada pela pandemia COVID-19 – e as limitações do desenvolvimento tradicional que dificultam a produtividade dos desenvolvedores e aumentam backlogs.

Com sua abordagem visual para a codificação, o desenvolvimento de low-code pode capacitar suas equipes de desenvolvimento existentes para construir aplicativos multiexperiência de alta qualidade mais rapidamente (se você está procurando os benefícios do low-code, temos um artigo inteiro sobre esse tópico).

Infelizmente, a nova tecnologia nova atrai uma grande variedade de fornecedores e imitadores. E embora ter mais opções de plataformas de low-code possa parecer atraente, um olhar mais atento revela que muitos desses produtos oferecem soluções que realmente não atendem às necessidades de empresas ou desenvolvedores, assim como o Visual Basic não fez há algumas décadas.

Esclarecendo o tamanho do mercado de low-code

No mais recente Quadrante Mágico para Plataformas de Aplicativos Corporativas de Low-code (LCAP), a Gartner descreve um LCAP como:

Uma plataforma de aplicativos que suporta desenvolvimento, implantação, execução e gerenciamento de aplicativos rápidos usando abstrações de programação declarativas de alto nível, como linguagens de programação baseadas em modelos e metadados, e implantações em uma única etapa.”

Com base nessa definição, o mercado de low-code inclui plataformas que suportam o desenvolvimento de aplicativos corporativos que são executados em várias plataformas e dispositivos, se conectam a fontes de dados e atendem às necessidades de negócios.

Para serem incluídos na visão da Gartner sobre o mercado de low-code, os provedores também devem atender a vários requisitos técnicos que incluem:

  1. Demonstrar uma estratégia go-to-market para sua LCAP para o desenvolvimento de aplicativos entre setores
  2. Fornecer um conjunto mínimo de recursos de plataforma de aplicativos
  3. Proporcionar um desenvolvimento rápido do aplicativo
  4. Fornecer um LCAP de nível empresarial, destinado a projetos de classe empresarial.

À medida que o mercado continua a crescer e novos fornecedores entram na corrida, a cada ano a Gartner ajusta esses critérios, com alguns fornecedores até mesmo mudando para diferentes categorias, como gerenciamento de casos.

Esperamos ver mudanças adicionais em 2021, já que a Gartner continua se concentrando em quais pacotes de recursos e funcionalidades os clientes podem esperar de uma plataforma de aplicativos de low-code e se esse pacote pode realmente abordar todo o espectro de casos de uso para a empresa.

Uma perspectiva alternativa sobre o mercado de low-code

Se você está considerando uma plataforma de low-code para digitalizar processos de negócios internos, substituir aplicativos legados ou criar novas experiências de clientes que incluem dispositivos móveis, chats e bots, isso pode ajudar a entender o cenário de low-code com base no patrimônio das plataformas nele contidas.

Isso pode parecer uma maneira estranha de pensar sobre fornecedores de plataformas de desenvolvimento, mas acontece que é muito importante.

Vamos dar uma olhada em três categorias de low-code e por que eles existem.

Escopo dos diferentes tipos de plataformas de low-code.

Ferramentas de Nicho

As ferramentas de nicho concentram-se num desafio específico de desenvolvimento de aplicativos. Por exemplo:

  • Uma melhor maneira de capturar e armazenar dados
  • Uma forma mais simples de definir processos de negócio
  • Uma maneira mais fácil de criar um front-end móvel

Estas ferramentas são usadas quase exclusivamente para satisfazer uma única necessidade empresarial. Eles incluem gerenciamento de processos de negócios (BPM), gerenciamento de casos e tecnologia no-code. Você pode usá-los para criar aplicativos simples muito rápido, desde que a escalabilidade não seja um requisito.

Ferramentas do ecossistema

Os participantes desta categoria são geralmente grandes fornecedores de aplicativos de software, cuja motivação para se autodenominar de low-code é fornecer um caminho para criar mais valor em seus ecossistemas de nuvem (principalmente).

Como essas soluções foram desenvolvidas para resolver uma necessidade específica de negócios, além do desenvolvimento geral de aplicativos (por exemplo, aplicativos de banco de dados, ferramentas web, interfaces gráficas para sistemas back-end), elas são, no fundo, plataformas de nicho.

Plataformas de Aplicativo com Finalidade Específica

Estas são plataformas arquitetadas desde o início para abordar o desenvolvimento de aplicativos personalizados usando uma abordagem de low-code.

Os fornecedores nesta categoria tendem a acompanhar as necessidades e tendências do mercado e têm incorporado novos recursos para jornadas de clientes à prova de futuro, como aplicativos web progressivos e bots de bate-papo.

Essas plataformas de aplicativos se concentram em fornecer aplicativos adequados a uma finalidade com uma experiência de usuário consistente.

Essas plataformas não são ferramentas de low-code estritamente puras, como as de nicho ou ecossistemas. Elas incluem uma estrutura de low-code e ferramentas para desenvolvimento de múltiplas experiências, mas também possuem alguns recursos para automação, integração, relatórios de impacto e implantação com um clique.

Por que um propósito específico não é suficiente

O problema com plataformas de aplicativo construídas propositadamente é que, inevitavelmente, chega um momento em que as soluções construídas com elas precisam evoluir em uma direção que a plataforma não suporta.

É como se você precisasse do seu sistema de gerenciamento de conteúdo para começar a oferecer funcionalidades de ponto de venda, completas com menus de pedidos e pagamentos.

Talvez você possa adicionar alguns plugins e obter algo que funcione, se não for elegante. Mas, o que acontece na próxima vez que você precisar de algo pronto para uso? Ou na próxima vez que precisar fazer uma mudança?

Neste ponto, as organizações que usam essas plataformas de aplicativo para fins específicos são forçadas a usar camadas em outra ferramenta para preencher a lacuna, recorrer à codificação manual ou procurar APIs e outras maneiras de integrar os sistemas recém-codificados com os sistemas existentes. Muito rapidamente, os benefícios do low-code são perdidos.

Vemos isso com frequência. Muitos dos clientes recorreram à OutSystems depois de terem atingido essa barreira com outra plataforma – e isso pode acontecer muito rapidamente. As razões são variadas, mas ouvimos coisas como:

Sim, nossa plataforma atual oferece suporte ao desenvolvimento de aplicativos móveis online… mas precisamos criar aplicativos que também funcionem offline. Ela não faz isso.”

E…

Não somos capazes de nos integrar com o nosso sistema de gerenciamento de identidade.”

Pergunta: Por que mais soluções não conseguem fazer com que as organizações ultrapassem essas barreiras de maneira eficaz?

Resposta: Porque é difícil construir uma plataforma de desenvolvimento que atenda às necessidades reais dos clientes. Os clientes não precisam apenas de ferramentas de desenvolvimento melhores e mais eficientes; eles precisam de uma plataforma inteira que melhore todo o ciclo de vida do aplicativo da mesma forma que o low-code melhora a experiência de desenvolvimento. Uma plataforma de aplicativos moderna, que não usa táticas focadas em só hoje, pode garantir que as equipes de TI nunca enfrentem essas barreiras.

Resolvendo problemas específicos com uma plataforma de aplicativos moderna

Quase todos os dias, ouvimos falar de organizações que são vítimas de disrupção digital – como alguns exemplos da área de varejo (Sears, Toys”R”Us), dispositivos móveis (Blackberry) e referências do setor de táxis.

Para evitar isso, não só as estratégias de negócios e TI precisam estar em sintonia, mas a TI deve ser capaz de fornecer soluções na velocidade das demandas das empresas.

Imagine se as mentes empresariais por trás da Uber fossem informadas de que haveria uma espera de dois anos pelo seu aplicativo móvel.

A velocidade de desenvolvimento é a maior oportunidade para plataformas de low-code. Em vez disso, muitas vezes, mesmo com low-code, a TI é restringida por:

  • Grandes backlogs
  • Orçamento ou recursos qualificados insuficientes
  • Complexidade de desenvolvimento
  • Sistemas que estão muitas vezes ultrapassados já no momento em que são lançados.

Resolver esses problemas requer uma plataforma de aplicativos moderna que ofereça low-code para o desenvolvimento visual de todas as camadas de um aplicativo, incluindo interfaces de usuário para qualquer dispositivo, integração, modelos de dados, lógica de negócios e fluxo de trabalho, e permite a extensão de um aplicativo com código personalizado.

Isso soa como uma plataforma de aplicativos construída para um propósito específico, certo? A diferença é que, com uma plataforma de aplicativos moderna, é possível:

  • Empacotar aplicativos móveis para as lojas de aplicativos com um clique.
  • Gerenciar o ciclo de vida do aplicativo com análise automatizada de impacto de dependência, governança e refatoração do portfólio de aplicativos e depuração para garantir que as implantações não sejam interrompidas.
  • Lidar com requisitos móveis complexos, como experiência de usuário ultra responsiva, dados off-line, lógica de negócios no dispositivo e integração de sensores.
  • Escalar para suportar grandes volumes de usuários e transações.
  • Oferecer uma experiência de usuário superior por meio da entrega e implantação contínuas.
  • Atender aos requisitos de segurança.
  • Adotar uma estratégia de desenvolvimento de aplicativos multi-persona, aproveitando ao máximo os negócios governados e a colaboração de TI.

Como uma plataforma de aplicativos moderna fornece tudo nessa lista (e muito mais), ela tem um impacto muito maior nos negócios do que uma plataforma de aplicativos construída para fins específicos porque:

  • Os departamentos de TI são capazes de melhorar a produtividade e reduzir drasticamente seus backlogs.
  • Os custos de manutenção são reduzidos, liberando mais orçamento para inovação.
  • Os recursos de TI são utilizados de forma mais eficaz.
  • A TI realmente se torna ágil, capaz de responder aos negócios e entregar o que o cliente realmente precisa.
  • As empresas cooperam mais estreitamente com a TI participando ativamente no desenvolvimento das soluções.

Tomemos como exemplo a empresa de classificação de crédito FICO. Eles tiveram um projeto de desenvolvimento de dois anos que falhou. Em apenas seis meses com metade da equipe, eles reescreveram e entregaram um novo sistema de originação e chegaram ao mercado três vezes mais rápido usando a plataforma de aplicativos moderna Outsystems.

A Filosofia OutSystems

Existe um mercado para plataformas de nicho e nem toda organização precisa de tudo o que tem direito em todas as etapas de sua existência.

Mas, para organizações com o objetivo de alcançar relevância e crescimento a longo prazo, recomendamos fortemente que se considere cuidadosamente o mercado de plataformas de desenvolvimento de low-code, seus participantes e sua herança de entregar “x” antes de travar em um relacionamento que pode ser difícil de abandonar mais tarde.

O “troque simples” necessário para o sucesso é olhar além da solução rápida para uma plataforma que possa proporcionar uma verdadeira transformação digital.

Uma plataforma moderna de desenvolvimento de aplicativos que combina a velocidade e eficiência do desenvolvimento de low-code com a expressividade e capacidade do desenvolvimento tradicional representa uma chance para que as organizações mudem completamente a forma como entregam os aplicativos.

Ela também pode alterar a dinâmica entre empresa e TI para que eles trabalhem em conjunto em vez de tere, objetivos cruzados, o que pode acontecer especialmente com ferramentas de low-code de nicho e ecossistema.

Para saber mais sobre a variedade de plataformas no mercado de low-code, convido você a baixar uma cópia complementar do Quadrante Mágico das Plataformas Empresariais de Low-Code.

A Prox é uma Consultoria de TI Independente, parceira e cliente da Outsystems.

Leia o artigo original no blog da Outsystems.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Blog

FGTS Digital – saiba tudo sobre essa nova ferramenta

Blog

e-Social com Protheus®: saiba como usar o S.12 no ERP TOTVS® 

Blog

DIRF 2024 e as dicas de consultoria Protheus® TOTVS® 

BlogTotvs Protheus

Política de acesso e permissões no uso do Protheus® eleva a segurança digital 

BlogTotvs Protheus

Integração do Protheus® com SyncPro é mais eficiente e econômica

São 13 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.